Inflação Moderada em Moçambique: Preços Mantêm-se Estáveis nos Primeiros Meses de 2025


Inflação Moderada em Moçambique: Preços Mantêm-se Estáveis nos Primeiros Meses de 2025

Os primeiros cinco meses de 2025 foram marcados por uma estabilidade generalizada nos preços ao consumidor em Moçambique, com um incremento acumulado de apenas 1,28%. A análise é sustentada pelos dados mais recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que destacam um cenário económico de inflação controlada.

De acordo com os indicadores mensais, o mês de Maio registou uma variação homóloga no nível geral de preços de 4%, ligeiramente superior aos 3,39% observados no mesmo período do ano anterior. Em Abril, o crescimento foi de 3,99%, em comparação com os 3,26% registados em Abril de 2024.

Nos mercados da cidade de Maputo, a percepção entre comerciantes é de que os preços permanecem estáveis. “A maior parte dos produtos mantém os mesmos preços. No caso dos importados, nada baixou. Tudo depende do comportamento do rand sul-africano”, explica Cesaltina Matavele, comerciante local.

Essa percepção é partilhada por muitos consumidores, que reconhecem a estabilidade, mas manifestam expectativa por reduções que possam estimular o consumo. “Se os preços baixassem um pouco mais, ajudaria muito. Não estamos a vender bem, porque os clientes reclamam que está tudo caro”, comenta Kátia de Sousa, também vendedora no mercado.

Alguns produtos essenciais, como óleo alimentar e açúcar, tiveram seus preços revistos em baixa, consequência direta da isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), medida implementada para aliviar os encargos sobre bens de primeira necessidade.

De forma geral, os aumentos mais relevantes no período analisado foram observados na categoria de produtos alimentares e bebidas não alcoólicas, refletindo o maior peso desses bens no Índice de Preços do Consumidor (IPC).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem